terça-feira, 6 de novembro de 2012

Currículo e o processo de integração de tecnologias

Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

Cursistas: Maria do Socorro Oliveira e Miranice Gonçalves Amaral

E. M. José Carlos de Lima

São João da Lagoa – MG




Currículo e o processo de integração de tecnologias

 
Para atender as reais necessidades educativas dos aprendizes o currículo deve ser mais do que um documento inativo ou uma listagem de conteúdos a serem a trabalhados. O currículo deve ser dinâmico e flexível, com vistas a oferecer ao processo educativo diretrizes práticas e eficazes para cada contexto escolar.

Um currículo deve ser o resultado de escolhas mais próximas da realidade a qual será aplicado. Deve levar em consideração tanto o conteúdo a ser ensinado, as metodologias mais adequadas e os motivos pelos quais devem ser ensinados, ou seja, os objetivos de ensino-aprendizagem.

No processo de escolha das metodologias para aplicação prática curricular, as ferramentas tecnológicas surgem como excelentes recursos para dinamização e contextualização das aulas. O professor, atualmente, tem a sua disposição importantes recursos como projetores multimídia, dvd player, tv, notebooks, internet e outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário