Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursistas: Maria do Socorro Oliveira e Miranice Gonçalves Amaral
E. M. José Carlos de Lima
São João da Lagoa – MG
Currículo e o processo de integração de tecnologias
Para atender as reais necessidades
educativas dos aprendizes o currículo deve ser mais do que um documento inativo
ou uma listagem de conteúdos a serem a trabalhados. O currículo deve ser dinâmico
e flexível, com vistas a oferecer ao processo educativo diretrizes práticas e
eficazes para cada contexto escolar.
Um currículo deve ser o resultado de
escolhas mais próximas da realidade a qual será aplicado. Deve levar em
consideração tanto o conteúdo a ser ensinado, as metodologias mais adequadas e
os motivos pelos quais devem ser ensinados, ou seja, os objetivos de
ensino-aprendizagem.
No
processo de escolha das metodologias para aplicação prática curricular, as
ferramentas tecnológicas surgem como excelentes recursos para dinamização e contextualização
das aulas. O professor, atualmente, tem a sua disposição importantes recursos
como projetores multimídia, dvd player, tv, notebooks, internet e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário